sábado, 15 de abril de 2017

Resoluções para um novo ano

Não, não vou falar do que planeio fazer em 2017. Quem se segue no youtube (aqui) já percebeu que eu não estabeleço objetivos nas passagens de ano, mas sim nos meus aniversários.
No dia 12 de abril fiz 24 anos (já??!!) e resolvi criar algumas metas. Algumas são a nível mais pessoal (comer mais fruta e legumes, fazer exercício físico, não pensar tanto no futuro,,,) e outras estão relacionadas com livros e penso que são estas que vos podem interessar. Ou, pelo menos, quero partilhá-las convosco :)

A primeira é uma adoptada do blog da Cláudia, amulherqueamalivros, e consiste em comprar apenas um livro por cada cinco que lermos das nossas estantes (ver aqui).
Esta ideia surgiu após a minha estante nova ter chegado cá a casa. Resolvi seguir as indicações de algumas meninas e comecei a colocar na nova estante os livros que tinha por ler. Sempre disse que isto não era necessário porque eu conseguia gerir muito bem os meus livros e sabia quais é que tinha por ler. Ao começar a colocá-los na estante, pensei sempre que "apenas" iam ocupar umas 3 prateleiras. Estava tão enganada... Tenho muitos mais livros por ler do que aquilo que pensava porque acabaram por ocupar por completo a estante nova. Para ser mais exacta, são 92 livros. Como é que tenho 92 livros por ler na minha estante??
É por isso que delineei este objetivo e espero conseguir cumpri-lo. Agora, sempre que penso em comprar um livro, olho para a minha estante e consigo controlar-me. Em breve vai sair um vídeo onde pretendo mostrar-vos os livros que tenho por ler para vocês me darem sugestões sobre quais é que devo ler primeiro, quais é que vocês já leram, quais é que já ouviram falar... Assim é muito mais fácil para mim orientar-me!

Parte da estante nova cheia de livros...

O segundo objetivo passa por ler livros do Plano Nacional de Leitura. Para quem não sabe, estou a estudar para ser educadora de infância e, ao longo do estágio, tenho consultado várias vezes o PNL para saber que livros devo levar para as sessões. Acabo por ficar com vontade de levar quase todos! As capas são super giras e as histórias parecem ser mesmo fofas.
Para além dos livros para os mais pequeninos (que eu adorooo!), também consultei os livros sugeridos para os alunos do Secundário e para Formação de Adultos e parecem-me ser muito interessantes. Pretendo ir lendo os livros do PNL, mas sem pressões nem obrigações. Leio apenas os que quero e ao ritmo que quero e posso. Mas acho que vai ser algo que vou gostar de fazer.
Para me orientar, tenho passado para uma folha Excel os títulos dos livros que pretendo ler, bem como algumas informações que considero relevantes como a capa, o preço a que estão no mercado e se estão ou não disponíveis na biblioteca. Depois, vou colocando a verde os livros que já tenho na estante e a amarelo os que já li. Desta forma vou conseguindo gerir a lista de uma forma que, a meu ver, é bastante simples :)

Parte da lista do PNL

Por fim, o terceiro objetivo que defini é aquele que já tinha definido há algum tempo mas que tenho tido dificuldade a cumpri-lo: estar mais presente no blog e no booktube. Mas enfim, o que importa é que ambos os espaços sirvam para uma pessoa relaxar e sentir-se bem, por isso vou estando ativa quando posso.

Como estão a correr as vossas resoluções literárias?
Beijinhos*

Sem comentários:

Enviar um comentário